Fique por dentro do universo do KART
Karting, cartismo, kart, carte, todas são denominações para esse famoso esporte, conhecido no mundo inteiro. Profissional ou por hobby, o kart chama a atenção de todos, principalmente de quem gosta de esportes de velocidade. O kart nada mais é do que uma versão do automobilismo, com veículos menores e mais simples. Os carros podem ter um motor de dois ou quatro tempos e pesar entre 70 e 150 kg. Foi no Kart que grandes pilotos da Fórmula 1 começaram sua carreira, como Ayrton Senna, Michael Schumacher e Nelson Piquet. A idade mínima para correr são 6 anos. Por isso, muitos começam e se apaixonam desde pequenos pelo universo das corridas.
O esporte foi criado nos anos 50, nos Estados Unidos, logo após a II Guerra Mundial por pilotos de avião. O primeiro kartódromo foi criado em 1956, no sul da Califórnia, por um americano chamado Art Angels. No Brasil, o kart surgiu na década de 1960, e ficou famoso após uma corrida de 12 horas no kartódromo de Granja Viana.
Acima: O primeiro modelo de kart produzido pela equipe kart Mini, equipe que se formou na mesma época em que o Kart chegou ao Brasil.
Algumas competições nacionais de kart são o Campeonato Brasileiro de Kart, Copa Brasil de Kart e o Campeonato Sul-Brasileiro de Kart. Só no Brasil, são 33 karts cadastrados para a realização de provas oficiais. O esporte é dividido em 10 categorias por idade, como a categoria mirim (de 6 a 8 anos) e a categoria Super Senior (mais de 40 anos). O kart é ideal pra quem quer se divertir, sentir a adrenalina na pele e apostar uma corrida com os amigos em uma pista de verdade. Além das pistas oficiais, há centenas de pistas de karts menores espalhadas pelo Brasil, inclusive dentro de shoppings centers ( em sua modalidade INDOOR).
Acima: Um exemplo de pista de kart INDOOR. O caminho é mais estreito, as zonas de aceleração são menores, mas carrega em si a emoção e realça a competitividade do verdadeiro Kart de pistas Outdoor.
A modalidade indoor de Kart veio, á priori, para tornar mais comercial o kartismo e atrair fãs de todo mundo. Essa revolução na idéia de correr nas pistas fez com que o público parasse de ver o automobilismo como algo abstrato e inalcançável. Considerando ogasto com equipamentos, combustíveis e infraestrutura, o preço que se paga na brincadeira é relativamente barato!
Hoje, quem sabe, qualquer um pode descobrir seu dom em uma simples corrida com amigos e,
nem que por alguns instantes, sentir a adrenalina de um piloto profissional de qualquer categoria em alta velocidade.
Fique atento para mais novidades! Gostou do post? Compartilhe em seu Facebook e/ou Twitter e ajude nossa equipe a crescer.